domingo, 13 de março de 2016

Duendes e Gnomos, seriam tão irreais assim?


Desde os primórdios a humanidade tem se perguntado se existe outra realidade ou outro mundo além do nosso; e se existe será que lá também existem seres inteligentes capazes de se comunicarem conosco?


Desde a antiguidade o homem narra e descreve a comunicação com seres misteriosos que vivem na natureza – quando falamos de seres misteriosos, não falamos de nada sem forma ou de característica etérea, mas sim de seres de carne e osso (ou outra composição biológica) que há anos vem se comunicando e até mesmo interagindo com o ser humano.



Quem nunca ouviu a história do papai noel e seus fiéis ajudantes ou viu em algum jardim de uma casa a simpática branca de neve e seus pequeninos e simpáticos amigos (exceto o zangado). É trivial que estes pequenos seres encantados façam parte do nosso folclore mágico, e sempre estão presentes em estórias onde fadas, elfos e gnomos aparecem. Todavia, vale ressaltar que estes seres não foram criados pela Disney, ou estão presentes somente em lindas estórias inventadas por nossos pais. A origem de tais seres nos remete a um passado muito mais misterioso e até mesmo assustador.




As primeiras histórias contadas de pequenos seres que viviam nas florestas estão presentes nas pinturas rupestres datadas de vários anos, desenhadas por nossos ancestrais, o que nos leva a crer que o contato com estes misteriosos seres ocorria na antiguidade com mais frequência, quando o homem vivia e tinha um contato maior com a natureza.
Mas as histórias de tais seres misteriosos só veio ganhar mais evidência dentro do folclore europeu, quando elfos, gnomos e fadas passaram a ser presença garantida nas lendas Celtas e Escandinavas e em Países como Noruega, Inglaterra e Suécia. Foi no século XIII que dentro do espanhol antigo estes seres receberam a denominação Duende, que é o mesmo que duen de casa, ou seja dentro de casa, já que na época as pessoas acreditavam que estes seres protegiam e traziam determinadas energias para o lar – alguns até faziam suas traquinagens em casas alheias. 
Era comum na época, as pessoas deixarem vasilhas com mingau para eles e durante as noites e baterem três vezes na madeira para lhe desejarem 'boa noite', até mesmo pedir proteção com essas três batidas, como o famoso  "Isola, bate na madeira!" - algo que ainda é feito por muitos hoje em dia.


Sem embargo, o que tem intrigado a muitos é que estas histórias e até mesmo relatos de pessoas com esses seres continuaram sendo feitos com o passar dos anos e não somente nas regiões européias, mas em regiões diversas e de diferentes culturas como na japonesa onde vemos o Youkai, o que também pode ser um termo usado para designar qualquer entidade sobrenatural. Nas Américas antes da colonização, os indígenas narravam histórias de pequenos seres que roubavam e até faziam mal a pessoas simplesmente para seu divertimento. Vale a ressalva que o nome duende pode ganhar variações tanto no sentido quanto na semelhança devido a região ou a religião que tem maior determinância. Nos contos irlandeses do século XIV,  temos o leprechaun, um pequenino ser que esconde um pote de ouro e na obra do famoso alquimista suíço Paracelso temos o surgimento do Gnomo, nome esse de origem grega advinda da palavra gnosis, ou seja sabedoria, a sabedoria de pequenos artesãos que moram nas florestas.


Os duendes seriam seres bons ou maus?

É comum nas histórias vermos que os duendes apesar de ajudarem nos serviços do lar, adoravam aprontar suas traquinagens, muitas delas para divertimento próprio, o leprechaun é um exemplo disso, pois esconde o pote de ouro e depois se diverte com a busca ambiciosa humana por ele. Mas diferente das inocentes traquinagens vejamos algumas maldades feitas de maneira proposital por estes seres.

Na mitologia paraguaia vemos o famoso Pombero, o anão tarado, que ataca e abusa de mulheres durante o sono. Muitas das pessoas atacadas narram que após os abusos terminam engravidando de criaturas monstruosas que logo após o parto, vivem por um curto tempo e depois morrem. Alem do pombero temos a presença de outros seres que semelhante a ele, também abusavam sexualmente das mulheres das tribos. Algumas tribos tinham como costume obrigarem as mulheres a usar um pênis artificial feito de madeira, quando fossem tomar banho nos rios, para assim confundirem tais seres e evitarem o abuso.

Quem não se recorda do famoso filme Gremilins de Steven Spilberg? sucesso dos anos oitenta, o filme que foi feito em tom de comédia, se passa em uma pequena cidade que fica aterrorizada por pequenos seres, entretanto a história de tais criaturas endiabradas tem origem oriunda no inglês antigo grëmian, que quer dizer 'maltratar” ou “incomodar”, o termo Gremilim, passou a ser conhecido em Abril de 1929, mas foi em 1942 após um artigo escrito pelo piloto inglês Hubert Griffith, oficial das forças aérea real, o mesmo narra para o Royal Air Force Journal uma intrigante história com essas misteriosas criaturas, algo que tempos depois foi constatado que vinha ocorrendo com outros pilotos, o que gerou pavor entre muitos que se aventuravam na profissão na época.
Muitos até mesmo hoje em dia narram que já viram e até mesmo foram atacados pelas tais criaturas, tudo não passaria de mera história contada pelo povo se não fossem as evidências gravadas em vídeo.
No ano de 2008 tivemos o intrigante flagrante de uma criatura pequena que parece caminhar de lado, dando pequenos saltos. Algo que até hoje vem dividindo opiniões.

Manchete do jornal "The Sun" suposto Gnomo.

Jovens são surpreendidos por estranho ser que surge de trás de arbustos e sai 
andando de lado pela rua. 



Neste vídeo um grupo de crianças jogava futebol na rua, 
quando de repente surge uma figura estranha correndo que eles não sabem explicar.


Dois adolescentes registravam em imagens um 
momento de descontração quando algo inexplicável acontece...


Pequena criatura surge e assusta guarda.


Além dos registros vídeos, existem inúmeros relatos de pessoas que viram ou até mesmo conheceram pessoas que chegaram a ver as tais criaturas. 
E você, conhece alguém que tenha visto ou ouvido falar de tal fenômeno?





Matéria: Face Nistro


Nenhum comentário:

Postar um comentário