sábado, 7 de setembro de 2013

O Poder do Som



Uma das principais portas da percepção humana sem dúvida são os sentidos, por meio deles podemos descobrir e perceber o mundo que esta a nossa volta, para só então podermos entender um pouco sobre a maneira como as coisas interagem. Sentidos estes que muitas vezes nos fazem perceber e vivenciar coisas que estão muito além da nossa compreensão.
Ao total podemos afirmar que possuímos cinco sentidos, para alguns cientistas seriam seis, mas a maneira como percebemos e definimos o mundo corrobora somente este quinteto como ferramenta humana da percepção, todos estes sentidos são de extrema importância, porem dentre eles temos um bastante essencial a evolução e sobrevivência: a audição, este é o sentido pelo qual percebemos o som.
Som é uma palavra originada do latim "sonitus" (que é o particípio passado do verbo "sonare", "soar, fazer som"). Uma palavra que a muitos soa com diferentes sentidos, a alguns uma simples vibração a outros a fonte criadora de tudo e edificadora de toda a matéria. Neste ponto até mesmo a ciência parece entrar em sintonia (ou sinfonia) com a religião, já que para muitos Deus criou o mundo por meio da palavra, e a palavra em si é uma vibração sonora, vibração esta que passou a ser aceita como parte principal da formação da matéria, assim como vemos no estudo físico da Teoria das Cordas.









Sabemos que a teoria da relatividade e a mecânica quântica foram as duas mais importantes teorias produzidas no século passado, só que havia um problema; a incompatibilidade entre ambas, já que a teoria da relatividade explicava tudo o que era maior que um átomo enquanto que por sua vez a mecânica quântica tentava explicar o misterioso mundo interior das partículas subatômicas. Tudo dava certo até ser necessário combinar as duas teorias para explicar por exemplo a singularidade da energia infinita presente no interior de um buraco negro, neste momento ficava claro que os pesquisadores simplesmente não conseguiam combiná-las.

Algum tempo depois os cientistas descobriram que um átomo não era indivisível, pois era composto por outras partículas muito menores que foram denominadas elétrons, prótons e nêutrons. Possibilitando posteriormente o surgimento da Teoria das Cordas que afirmava que essas partículas também não eram indivisíveis, já que estas também poderiam ser divididas em pequenos filamentos, denominados cordas, definindo assim o nome da teoria. Partindo deste pensamento, formulou-se que o universo inteiro seria formado por pequenas cordas, que conforme seu comprimento e vibração criariam e definiriam a característica de uma partícula subatômica, explicando porque há uma diversidade tão grande de partículas no universo. Pense bem, se tudo é composto por átomos, por que existem tantas coisas diferentes no universo? A explicação seria, a vibração diferente de cada um.

A vibração não é somente percebida por nossa audição, mas também pelo nosso tato, pela visão, e por outros sentidos podendo ir muito alem do que imaginamos.




Um exemplo simples de que o som pode modificar a matéria esta no efeito conhecido como placa de Chladni. Este efeito foi descoberto no século XVII quando o físico Ernst Chladni, pôs farinha sobre uma placa de metal e utilizou um arco de violino para produzir  assim uma determinada frequência, fazendo surgir sobre a placa de metal uma forma geométrica, que se modificava de acordo com a vibração.








Notem que o som carrega uma vibração, esta que por sua vez pode gerar alguma forma geométrica ou em grosso modo, modificar a matéria. Lembra-se dos antigos símbolos geométricos utilizados por alguns ocultistas para invocar certos espíritos ou entidades?






Sempre em alguns rituais de invocação percebemos que existem símbolos geométricos desenhados no chão, onde que possivelmente surgiria um espírito ou uma entidade, assim como os ilustrados no livro da goétia ou em algumas correntes religiosas como a umbanda, que possuem os tais pontos riscados.

O simbolo representaria na verdade a vibração de tal ser, e a forma que seria gerado o simbolo seria produzida pela vibração obtida ao ser mencionado seu nome, ou a sonoridade que ele carrega, já que grande parte dos sons não podem ser reproduzidos por nossas cordas vocais. É Impossível definir a linha que divide o natural do sobrenatural, pois mesmo a teoria das cordas cita a existência de mais 11 universos paralelos. Seriam estas vibrações feitas por meio de invocações ou símbolos geométricos capazes de interligar um universo a outro?









Voltando-nos para o principio criacionista onde Deus por meio da palavra criou o homem, vemos também a presença do sopro divino, onde Deus gerou uma vibração diferente em um composto físico, dando assim vida a um ser inanimado. Outras referencias fortes ligadas ao som são passadas como as muralhas de Jericó que foram derrubadas ao som das trombetas, o próprio Cristo Jesus, que foi a materialização da palavra de Deus, dentre outras 
referências bíblicas.


Criação do Homem
As muralhas de Jericó


O som pode, não somente, gerar ou modificar a matéria, mas também nossas emoções, quem nunca sentiu-se estimulado por uma música, ou ficou irritado com algum barulho ensurdecedor? Ou então, quem já teve a felicidade de por meio dos famosos mantras, ou orações obter a capacidade de modificar seu estado físico e até mesmo curar alguma enfermidade ou male.





Recentemente temos o exemplo do programa virtual I-doser, que promete gerar efeitos alucinógenos em quem se submeter a alguns de seus sons, já existem até relatos de pessoas que passaram mal após se submeterem a alguns destes sons.





Aproveite! O mundo é uma imensa caixa musical, feche os olhos e ouça o som da vida, sinta em seu ser vibrar a energia do existir.




Um comentário:

  1. Muito bom! Eu recebi de amigos de outra dimensão a formula de modificar água
    através de solfejos e data de nascimento, a água se torna um remédio que cura
    qualquer tipo de doença.

    ResponderExcluir